Curiosidades
Árvores plantadas
As árvores plantadas para a produção de lápis são colhidas ao completarem 25 anos de idade. A madeira mais grossa é utilizada na produção de lápis, e a madeira mais fina é comercializada para indústrias que produzem chapas de aglomerado, material utilizado na produção de móveis e outros produtos. As folhas e os galhos das árvores permanecem no solo, fornecendo nutrientes e servindo como adubo natural. Os demais resíduos sólidos são utilizados para a geração de energia térmica, produção de húmus e em granjas de frango.
Produção anual de lápis da Faber-Castell
A produção anual de lápis da Faber-Castell Brasil é de 1,8 bilhão de unidades. Com esse total seria possível dar seis voltas ao redor do planeta Terra, unindo os lápis um atrás do outro. A produção diária da Faber-Castell Brasil é de 6.000.000 de unidades. Com esse total seria possível formar uma fileira de lápis de Brasília a Salvador, unindo os lápis um atrás do outro.
Como surgiu o logo Faber-Castell?
Para conhecer sua origem, é necessário buscar a história que se iniciou há quase 250 anos. Até 1898, a companhia era de propriedade da família Faber, sendo conhecida como A.W. Faber. Então, Ottilie Von Faber, herdeira da empresa, casou-se com Alexander zu Castell-Rüdenhausen, membro de uma das linhagens mais antigas da nobreza alemã.
Mas seu avô, Lothar von Faber, havia determinado que o nome Faber deveria permanecer na companhia para sempre. E assim, com a autorização do rei da Bavária, mudaram o sobrenome de Otilie para Faber-Castell — que foi igualmente aplicado à companhia e, portanto, à marca.
Em 1905, logo após ter assumido a direção da empresa, o Conde Alexander, lançou uma nova linha de lápis com qualidade superior, que denominou Castell. Para se distinguir dos concorrentes, o Conde Alexander, escolheu a cor da tinta de seu revestimento: Verde.
Com o passar dos anos, os lápis Castell se tornaram um clássico. O Conde Alexander também acrescentou a figura de dois “cavaleiros com lápis”, um motivo publicitário que decoraram as caixas e estojos por décadas, em diversas variações.
Mais tarde, a figura foi considerada bastante antiquada e acabou sendo retirada dos produtos. Mas, no início da década de 90, quando o atual Conde estava criando uma nova imagem para a empresa, os cavaleiros ressurgiram como logotipo da Faber-Castell. Em sua nova forma estilizada, agora são uma parte essencial de seu logo.
Instituto Ecomunidade
Ao olhar para trás, a Faber-Castell percebe o quanto está comprometida com o futuro. Depois de intensos períodos de crescimento e bons resultados, suas atuais estratégias concentram-se no amanhã.
Em sua já história de 80 anos de vida no Brasil, a empresa aprendeu a conhecer as peculiaridades de nosso País, delas extraindo as melhores oportunidades de crescimento. Para se ter idéia, o comprometimento de longo prazo com o Brasil, tão grande e de características tão diversas, bem como as capacidades e competências da empresa, permitiu à Faber-Castell adaptar-se rapidamente às mudanças dos cenários econômicos e políticos, fato que tem contribuído, sobremaneira, ao contínuo crescimento de sua organização no país.