8 Gerações de Faber-Castell

1ª geração - o início de tudo com Kaspar Faber (1730 - 1784)

1761 -Tudo começou com o lápis: em Stein, nas cercanias de Nuremberg, o marceneiro Kaspar Faber fabrica seu primeiro "lápis de chumbo". A Faber-Castell foi fundada, portanto, muitos anos antes da Revolução Francesa e da formação dos Estados Unidos da América.

A 2ª geração - Anton Wilhelm Faber (1758 - 1810)

1784 – 1810
Sob o comando de Anton Wilhelm, filho de Kaspar Faber, a empresa passa a se chamar "A.W. Faber". Anton Wilhelm expande a pequena oficina. Ele adquire imóveis adicionais, aumenta a produção do lápis e a companhia começa a crescer.

A 3ª geração - Georg Leonhard Faber (1788 - 1839)

1810 - 1839
Georg Leonhard Faber conduziu os negócios em uma época de grandes dificuldades políticas e econômicas. E diante deste cenário, ele não conseguiu evitar um forte declínio da produção e a resultante ameaça à sobrevivência da empresa.

A 4ª geração - Lothar von Faber (1817 - 1896)

1839 - 1896
Após a morte de seu pai, Georg Leonhard em 1839, Lothar von Faber passa a administrar a fábrica de lápis em Stein. Após adquirir uma valiosa experiência em empresas fabricantes de instrumentos de escrita em Londres e Paris, o jovem de 22 anos revisou e reposicionou os negócios de seu pai. Dirigido por uma forte visão e vontade, ele levou a empresa adiante. Estabelecendo como objetivo "... atingir a mais alta posição produzindo os melhores produtos do mundo...", ele deu início à era Lothar von Faber: criou o lápis hexagonal, desenvolveu os primeiros lápis de qualidade alemã e os marcou com o nome "A. W. Faber" - nascendo assim, o primeiro lápis de marca do mundo.

1843
Através de um escritório de vendas em Nova York, os lápis "A. W. Faber" são vendidos pela primeira vez nos Estados Unidos.

1844
Lothar von Faber cria um dos primeiros planos de saúde para seus funcionários na Alemanha.

1849
É fundada em Nova York a primeira filial da empresa no exterior. Em seguida são fundadas filiais em Paris, Londres, Viena e São Petersburgo. Dá-se início ao processo de globalização da empresa.

1851
Lothar von Faber cria uma das primeiras creches para filhos de seus funcionários na Alemanha. Estabelece normas para produção que passaram a servir de orientação para a fabricação industrial de lápis.

1861
No ano em que completa 100 anos é inaugurada a filial de Geroldsgruen na região da Francônia, Alemanha.

1861                                                                                                                                                            Em reconhecimento à sua contribuição econômica e social, o rei Maximiliam II concede a Lothar Faber um título de nobreza (1862) e o nomeia Conselheiro Real da Coroa da Baviera (1865).

1874
Através de uma petição ao parlamento alemão, Lothar von Faber torna-se o pioneiro na criação da lei de proteção à marca registrada na Alemanha (maio de 1875).

A 5ª geração - Wilhelm von Faber (1852 - 1893)

1877 - 1893
O único filho de Lothar von Faber, Wilhelm, envolveu-se ativamente na companhia desde 1873. A partir de 1877 tornou-se seu sucessor. Wilhelm perdeu seus dois filhos, Lothar e Alfred Wilhem ainda muito jovens, com 3 e 4 anos, respectivamente.

Wilhem também morreu prematuramente em 1893, com apenas 42 anos de idade. Ele deixou esposa e três filhas. Por esse motivo seu pai, Lothar von Faber assumiu mais uma vez a companhia até a sua morte, em 1896. Sua viúva, a Baronesa Ottilie von Faber, herdou, então, "A.W. Faber" e administrou-a até o final do século.

A 6ª geração - Alexander Graf von Faber-Castell (1866 - 1928)

1900 - 1928
Em 1898, a filha mais velha e herdeira de Wilhelm von Faber, a Baronesa Ottilie von Faber (1877 - 1944), casa-se com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen, oriundo de uma das mais antigas e nobres famílias da Alemanha. Antes de sua morte, Lothar von Faber preparou seu testamento, em que determinava que o nome Faber deveria ser preservado em todas as gerações futuras da família.

Dessa forma, com essa união, formou-se a família do "Conde e Condessa von Faber-Castell", fazendo com que a empresa passasse também a ser denominada "Faber-Castell".

Em 1900, o Conde Alexander Graf von Faber-Castell passa a fazer parte da administração da empresa.

1903 - 1906
Em 1903, foi colocada a pedra fundamental para a construção do "novo Castelo" - que hoje representa um monumento único Art Nouveau alemão.

1905
Em 1905, o Conde Alexander lança o famoso lápis "CASTELL 9000", juntamente com a imagem de dois cavaleiros duelando com lápis, hoje utilizada em suas embalagens e que compõe o logotipo da Faber-Castell.

A 7ª geração - Conde Roland von Faber-Castell (1905 - 1978)

1928 - 1978
Após a morte do Conde Alexander em 1928, seu filho Roland assume a administração da companhia.

1931 - 1932
A Faber-Castell compra a indústria de lápis "Johann Faber", adquirindo, conseqüentemente a fábrica de lápis "Lápis Johann Faber" localizada no Brasil em São Carlos.

1948
O "Lápis-TK" se estabelece e se legitima com sucesso no mundo inteiro. É hoje conhecido pelo nome de "lapiseira" e utilizado principalmente em desenho técnico

1955
Em 1955 inicia-se a produção de lápis em madeira na Irlanda, onde já são produzidas canetas esferográficas em grande escala.

1960
É novamente inaugurado um escritório de vendas na França.

1962
É inaugurada na Austrália a fábrica de instrumentos de escrita e pintura, hoje líder no segmento de destaca-texto, canetas esferográficas e canetinhas hidrográficas no continente.

A Faber-Castell inaugura uma fábrica de destaca-textos na Áustria e um escritório de vendas em Viena.

1965
É inaugurada em Lima, no Peru, uma fábrica de canetas esferográficas. Como líder no mercado, também produz marcadores e canetinhas hidrográficas.

A 8ª geração - Conde Anton Wolfgang von Faber-Castell (nascido em 1941)

De 1978 até hoje
Após a morte de seu pai, Conde Roland, Anton Wolfgang von Faber-Castell assume a presidência da companhia em 1978.

1978
A Faber-Castell inicia a produção de lápis cosméticos, com produtos exclusivos fabricados para grandes empresas do setor.

1978
A Faber-Castell inaugura escritórios de venda em Hong Kong e Malásia.

1980
É inaugurada a maior empresa de borracha de apagar do mundo, na Malásia, em Kuala Lumpur.

São inauguradas subsidiárias na África do Sul, em Johannesburg e na Grã Bretanha, em Londres.

1985
É fundada na Alemanha a Faber-Castell Consulting (FCC), uma empresa que presta serviços nas áreas de processamento de dados, organização e administração.

1989
A Faber-Castell Brasil inicia em Prata, Minas Gerais, o projeto de plantio de madeira para a produção dos seus lápis. Esta iniciativa é única e pioneira no mundo.

1989
É aberto um escritório de vendas na Nova Zelândia.

1990
A Faber-Castell inaugura uma moderna fábrica de minas de grafite e de lápis de cor na Indonésia que utiliza apenas madeira proveniente de plantio.

As fábricas de Stein e Geroldsgrün na Alemanha são modernizadas e reestruturadas com a mais alta tecnologia na linha de produção.

1993
Inicia-se o realinhamento do Grupo Faber-Castell. Tendo como foco principal uma revisão completa da imagem da marca e de sua comunicação visual lançada em escala mundial e que valorizou a marca Faber-Castell.

1994
A Faber-Castell readquire os direitos sobre a marca nos Estados Unidos, que foram perdidos como resultado da Primeira Guerra Mundial.

1996
Inaugurado um Centro de Distribuição e Logística para os países do centro-leste Europeu, localizado na República Tcheca.

1997
A Faber-Castell torna-se acionista majoritária da Tecnacril, na Colômbia, uma empresa de produção de injeção de plástico para a produção de réguas, esquadros e transferidores.

1997 - 1998
Após a fundação de uma companhia de distribuição em 1997 em Goa, foi inaugurada uma fábrica de borrachas em Bombay, Índia.

2000
A Faber-Castell oficializa na Carta Social Quanto aos Direitos dos Trabalhadores, as diretrizes de emprego e condições de trabalho para toda a corporação, já empregadas nas empresas do grupo e recomendadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fundado um Centro de Distribuição para região da Ásia Pacífico em Singapura.

2001
Inauguração da 15ª fábrica da Faber-Castell em Kanton, China. No local, são produzidas canetas esferográficas, canetas com tinta gel, lapiseiras, borrachas e montagem dos conjuntos criativos.

2002
A Faber-Castell abre uma nova fábrica na Malásia e ergue o maior lápis do mundo (19,75 m de altura). O Lápis contém uma mina de grafite de 15 cm de diâmetro e foi incluído no Livro Guinness de Recordes.

A Faber-Castell formaliza em documento os seus "Dez Princípios Guias", que explicita para os atuais colaboradores os valores que orientaram toda a história da empresa.